Dicas de limpeza de inverno para ar-condicionado

Tudo bem, estamos no verão e em um verão muito quente. Mas é justamente no verão que devemos aprender como cuidar do nosso ar-condicionado durante o inverno e outras estações. Quando temperatura cai bastante, o que acontece por volta de junho em muitos estados brasileiros, é quando os sistemas de climatização param de ser usados.

Durante este tempo, os equipamentos juntam bastante poeira e pó e precisam ser limpos de maneira correta e de forma adequada. Não só os equipamentos, mas todo o interior deve ser cuidado para evitar a queda na qualidade do ar interno.

Uma das melhores maneiras de combater a má qualidade do ar interior durante o inverno é com uma casa limpa. Este tempo frio pode fazer você querer ficar no sofá debaixo de um cobertor com uma xícara quente de chá, mas enfrentar o frio e levando algum tempo para limpar vale a pena.

Aqui estão algumas tarefas domésticas que podem aumentar a qualidade do seu ar interior.

Passar o aspirador e virar o colchão

Seu colchão pode ser anfitrião de todos os tipos de odores desagradáveis e bactérias. É preciso ter certeza de que você está indo dormir em um local limpo e sem os diferentes alérgenos que poluem o ar. Para garantir isso, sempre passe o aspirador de pó em seu colchão e vire ele de vez em quando.

Limpe as pás dos ventiladores

As pás, ou hélices, do seu ventilador de teto podem ser armadilhas de poeira, especialmente se não estiverem em uso. Antes de começar a usá-lo depois de um tempo parado, sempre limpe bem com um pano úmido.

Evite usar sapatos dentro de casa

Tenha um par de chinelos apenas para andar dentro de casa. Evite ao máximo trazer sujeira externa para dentro de casa. Você pode estar trazendo todo o tipo de coisas desagradáveis do ambiente externo até a sua casa – diminuindo a qualidade do ar interno e tornando necessário limpar seu piso com mais frequência.

Tapetes limpos profundamente

Tapetes, como pás de ventilador de teto e colchões, podem ser armadilhas de bactérias. A limpeza profunda de seus carpetes pelo menos uma vez por ano ajudará você a tirar todas essas partículas profundamente incorporadas dentro de casa.

Não se esqueça de arregaçar as mangas e preparar-se para a limpeza de inverno! Sim, a temporada ainda está longe, mas cuidar de algumas tarefas regularmente durante as outras estações pode ajudá-lo a economizar tempo.