Serpentinas de Cobre vs Serpentinas de Alumínio

serpentina de cobre

A maioria dos fabricantes está começando a mudar da serpentina de cobre para alternativa do alumínio. Antes de decidir comprar um novo sistema com serpentinas de cobre ou alumínio, é bom ter algum conhecimento sobre o assunto.

Por tradição, o cobre é considerado a melhor escolha quando se trata de fabricação de serpentinas da evaporadora e condensadora. A razão por trás disso é sua taxa de transferência de calor, sua relação custo-benefício, sua flexibilidade e, claro, o fato de que os conjuntos de linhas de cobre foram feitos especialmente para o sistema split.

O custo do cobre, no entanto, disparou nos últimos anos, virando a mesa na indústria de manufatura.

Os fabricantes estão agora olhando para o alumínio porque é mais barato e também possui uma série de benefícios presentes do cobre.

A principal diferença é que o cobre tem cerca de duas vezes a condutividade que o alumínio tem quando se trata de transferência de calor.

Serpentinas de Cobre vs Alumínio simplificado:

Dificuldade de reparo

É fácil reparar todas as serpentinas de cobre se danificadas, enquanto que com o alumínio, uma vez danificado, será necessária uma alteração completa na peça. O tubo de cobre de hoje em dia e as serpentinas de alumínio também não são muito reparáveis. O cobre usado atualmente é tão fino que é muito difícil de soldar.

Resistente à Corrosão

O alumínio é resistente à corrosão. Serpentinas de alumínio têm proteção contra oxidação, algo que o cobre não possui. A transferência de calor é menor, mas a área de superfície é maior para compensar.

O grande problema das serpentinas de alumínio é que, se ocorrer um vazamento, os reparos são quase impossíveis.

Uma tendência ruim para o cobre

A tecnologia moderna aliada ao custo do cobre forçou os fabricantes a economizar no material.

Isso quer dizer que serpentinas mais finas (e menos eficientes) inundaram o mercado. Existe a percepção de que o cobre dura mais que o alumínio.

Isso, no entanto, pode mudar em breve devido ao cenário acima mencionado, onde os fabricantes estão usando fios mais finos e menos estáveis.

Além disso, o preço do cobre o torna mais atraente para os ladrões.