Vazamentos de gás refrigerante – Quando ar-condicionado não gela

gás refrigerante

Vazamento de gás refrigerante é algo que você não deveria ter que se preocupar muito, especialmente se o aparelho de ar-condicionado é relativamente novo. No entanto, não faz mal saber os sinais de aviso. E para conhecê-los, é preciso entender o que é refrigerante e por que ele é importante.

Neste post, daremos um breve resumo sobre o que é o gás refrigerante e o que esperar dos vazamentos.

O que é o gás refrigerante?

Refrigerante é uma mistura química que flui através do condicionador de ar. Sistemas de ar central, bombas de calor, modelos de janela e mini-splits usam refrigerante.

Muitos proprietários acreditam erroneamente que o refrigerante é um combustível, ou como o óleo do carro, que precisa ser trocado periodicamente. Na realidade, o refrigerante é o fluido que possibilita a transferência de calor. Sem ele, o AC não seria capaz de remover o ar quente do ambiente e consequentemente não realizaria a climatização do ambiente. Isso significa que o refrigerante existe em um sistema fechado, onde nunca deve ser liberado.

Perda de refrigerante não é uma ocorrência normal

Por que enfatizamos tanto esse fato? Não é incomum que os proprietários de imóveis sejam levados a acreditar que precisam ter o gás refrigerante recarregado periodicamente. A menos que o refrigerante nunca tenha sido carregado corretamente em primeiro lugar, não há razão normal para que seu refrigerante precise ser recarregado. Em vez disso, o vazamento indica um problema com o ar-condicionado que precisa ser corrigido mais cedo ou mais tarde.

Vazamentos de gás refrigerante – Quando ar-condicionado não gela

Praticamente a única razão pela qual você terá baixos níveis de refrigerante é devido a um vazamento. Se disserem que precisa ter seu refrigerante recarregado, certifique-se de perguntar o motivo. Se não é por causa de uma carga ruim durante a instalação, deve ser informado de que é devido a um vazamento em algum lugar do sistema. E o vazamento precisa ser corrigido antes do sistema ser recarregado com mais refrigerante.

Vazamentos podem ocorrer em qualquer lugar pelo qual o refrigerante flui, incluindo as linhas de refrigerante, a serpentina da evaporadora e a serpentina do condensadora.

Os vazamentos aparecerão primeiro como pequenos – eles serão muito difíceis de detectar, a menos que você saiba exatamente o que está procurando. Um sinal seria “bolhas de champanhe”, o apelido da indústria para as minúsculas bolhas de refrigerante que aparecem na fonte do vazamento. Se o vazamento estiver mais avançado, você poderá ver ou ouvir ele nos tubos de cobre. Geralmente o barulho é um assobio leve, audível quando o equipamento está desligado.

Se um vazamento de gás refrigerante continuar sem reparo…

Um vazamento não verificado pode levar a sérios problemas, incluindo a parada total do sistema. Ele vai causar defeitos como:

  • Serpentina da Evaporadora Congelada: As serpentinas do Evaporador podem apresentar um mau funcionamento devido à perda de refrigerante, fazendo com que elas congelem.
  • Falha do Compressor: O compressor bombeia o refrigerante através do sistema – dado que a quantidade correta de refrigerante esteja instalada. Uma quantidade menor pode causar a quebra dessa parte, e não será barato substituí-la.
  • Sem resfriamento: A serpentina da evaporadora e da condensadora são cruciais para as funções de resfriamento do AC, portanto, uma falha com eles significa que não há ar frio saindo de suas aberturas.